quinta-feira, 20 de agosto de 2009

COMEÇA O PED

No último sábado (4/7), a corrente PT de Aço - liderada pelo deputado Domingos Dutra - bateu martelo: vai com Augusto Lobato nas eleições internas do PT.

A decisão, a quase dois meses de distância do registro das chapas, acelera o processo de movimentação das forças internas do partido.

Dutra não tinha escolha. Mesmo numa plenária em que houve a ausência de importantes quadros militantes de sua tendência e onde boa parte se absteve entre as opções "Augusto - presidente" e "liberar para presidente" , calculou que o menos pior seria impor a candidatura Augusto.

Entre perdas e ganhos, Dutra também deve ter mensurado o peso da saída de Márcio Jardim de sua chapa. Jardim declarou-se fora da composição Dutra-Augusto e constroi aproximação com a chapa em torno de Bira-presidente.

E por que tanta pressa?

Como em política tudo é uma questão de gestos, Dutra entendeu muito bem o convite para um jantar de lançamento que Augusto passou a circular, às vésperas e na reunião do Diretório Estadual (06/7), tornando sua candidatura a presidente irreversível.

No convite, entre as várias lideranças listadas como presentes ao jantar (boa parte nem sabe que está listada, diga-se de passagem), há um recado bem dado: a presença anunciada dos deputados Washington Luiz e Helena Heluy, e a ausência de lideranças partidárias como Bira do Pindaré (direção nacional do PT) e dirigentes da Executiva Estadual como Franklin Douglas (DS), Marcio Jardim (MPT) e Silvio Bembem (TM).

Para bom entendedor, meio-convite basta. Dutra entendeu...

Se tinha amarrrado para si o apoio de Terezinha e Jormar Fernandes, faltava a Augusto o apoio decisivo de Dutra para sair da crescente pressão que vinha sofrendo pela unidade do campo "não-sarneysita" em torno de Bira, e viabilizar sua candidatura. Agora, candidato dutrista, Augusto ganha musculatura e passa de isolado a franco-favorito no PED.

Racha coloca CNB no jogo.
Com o racha precipitado no campo da atual maioria no PT-MA, tende a ficar mais ou menos assim a largada para a disputa no PED petista: com Augusto Lobato (da Democracia Radical), seguem PT de Aço e Articulação de Esquerda; com Bira do Pindaré (da Luta Solidária), seguem Tendência Marxista-TM, Democracia Socialista-DS e Movimento PT de Marcio Jardim;

Em disputa, alguns núcleos independentes e de organização regional, os "rurais" e o deputado Valdinar Barros.

Quem passa a sonhar com o segundo turno é a CNB, de Washigton e Helena, provavelmente com Fernando Magalhães-presidente.

Por fora, corre o Rodrigo Comerciário, sob pressão para desistir e apoiar Augusto ou recompor com a CNB.

De novo, os nomes primeiro. Depois, os projetos. Parece que é essa é sina da disputa petista. Resta saber se, nas teses, as forças internas apresentarão claramente seus projetos para o PT-Maranhão. Ou vão ficar apenas no soma-soma das garrafinhas!

Começou pra valer o PED petista...


(*) texto elaborado originalmente em 07/jul/2009.

5 comentários:

Anônimo disse...

JOSE EUDES: SÃO LUIS - O RODRIGO COMERCIÁRIO CORRE POR FORA DOS SEGMNTOS CONSERVADORES DO PT E INAUGURA A TERCEIRA VIA. SOB SUA BATUTA O NOVO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT ESTARÁ CONGREGANDO TODOS OS SEGMENTOS INTERNOS DA SIGLA E CONSTITUINDO NOVO RITMO AO PT DO MARANHÃO. MAIS PROGRESSISTA, MAIS DEMOCRÁTICO E MUITO MAIS POPULAR. ATÉ A VITÓRIA DO PT, AVANTE!!! É RODRIGO COMERCIÁRIO!!! APOIE ESTA ESTRELA!!! RODRIGO COMERCIÁRIO.

Franklin disse...

Eudes, falta um discurso a Rodrigo e proposta de uma tática eleitoral para o partido. Se conseguir costurar isso, pode surpreender no PED.

Anônimo disse...

Melhor olhar para os lados, digo tira a VISÃO só CAPITAL tem gente NOVA na disputa e quebra esse ELO da politica de cima pra BAIXO

Anônimo disse...

FRANKLIN, melhor que o dircurso é a ação. O proselitismo é ferramenta da democracia mas também da enganação.

Rodrigo Comerciário demonstra a cada dia e cada vez mais a que vem.

Vem para pugnar por um partido mais Democrático e Progressista. Tudo isso em sintonia com a militância de todas as corrents internas e a militância independente que não partilha das idéias de tais grupos internos.

Essa, é a estratégia Eleitoral que ele vem adotando em todas as frentes de ação que ele se propõe em toda a sua vida tanto no campo sindical quanto político.

Rodrigo Comerciário é agregador, é um lider carismático nato, lutador, é um vencedor.

É tada essa experiência que o Rodrigo Comerciário traz para o Diretório Estadual do PT.

Sinceridade, lealdade, trabalho, progressismo.

Rodrigo Comerciário tem história, militância e dedicação do PT do Maranhão.

Alguém ainda duvida disso???


Vote e peça voto a Rodrigo Comerciário!!!

Até a Vitória do Diretório Regional do PT.

Anônimo disse...

ESSE JOSÉ DIRCEU TÃO REPUDIADO POR ALGUNS É SIGNATÁRIO DO ALTO ESCALÃO DO PT NACIONAL E REPRESENTANTE DAQUELES BRASILEIROS GUERRILHEIROS DO ARAGUAIA QUE PUGNAM POR UM BRASIL FORTE E SOBERANO, MAS, TAMBÉM POLITICO E SOCIAL E AMBIENTALMENTE JUSTO. RODRIGO COMERCIÁRIO É ALINHADO COM O PT NACIONAL E É FERVOROSO DEFENSOR DA CANDIDATURA DE DILMA ROUSSEF.