domingo, 25 de maio de 2008

Conferência Eleitoral mobiliza PT

Mais de 150 dirigentes, candidatos a prefeito e vice-prefeitos, de cerca de 70 municípios, participaram da Conferência Estadual Eleitoral do PT. A conferência foi realizada neste sábado (24/5), no plenário da Assembléia Legislativa.

Coordenada pelo presidente do partido, Dep Fed Domingos Dutra, pelo coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), Augusto Lobato, e pela Secretário de Assuntos Institucionais, Franklin Douglas, a conferência foi um momento de socializar as ações do Governo Jackson e do Governo Lula no Maranhão, de orientação sobre a legislação eleitoral para 2008, de socialização das táticas eleitorais nos municípios e de exigenação política para o discurso das campanhas dos pré-candidatos petistas.

Governos Lula e Jackson
A primeira mesa da Conferência abordou as ações dos governos estadual e federal. Foi composta pelo Delegado Regional do MDA, Ínácio Sodré, pelos secretários de Estado Terezinha Fernandes (Trabalho e Economia Solidária) e Ricardo Ferro (Minas e Energia). Objetivou colocar o máximo de informações sobre as ações federais e estaduais nos municípios para que os candidatos do partidos possam disputar a realização das obras nas cidades como ação do PT no governo. "Não podemos deixar que aqueles que nunca estiveram com Lula, agora queiram ser donos dos programas do Lula no Maranhão", discursou o presidente do PT, Domingos Dutra.

Legislação Eleitoral
O professor de Direito Eleitoral e especialista na matéria, Flávio Braga, foi o expositor da mesa sobre a legislação eleitoral para as eleições de 2008. Braga trabalhou todos os momentos das campanha desde a fase da convenção e esclareceu diversas dúvidas dos candidatos sobre prestação de contas, inelegibilidade, abuso da máquina administrativa na campanha, o que pode e o que não pode ser utilizado na propaganda eleitoral. "Out door não pode, material impresso desde que coloque o CNPJ e o nome da gráfica, o CPF de quem pagou, a quantidade do material feita", exemplificou Flávio Braga.

Táticas eleitorais
Todos os candidatos a prefeito e vice-prefeitos do PT puderam falar e informar sobre suas coligações nos municípios. Um por um dos pré-candidatos foi colocando a situação eleitoral na cidade. O PT disputa em quase 50 municípios com candidatura própria, sendo que sai muito bem em cidades como Altamira, Belágua, Brejo, Primeira Cruz, Feira Nova, Governador Nunes Freire, Turiaçu, Vargem Grande, além de ir para a disputa em situação adversa mas que pode ser revertida pela militância petista, como Barreirinhas, Paulino Neves, Imperatriz e em outros municípios onde a questão mal resolvida é dentro da própria Frente de Libertação que apoiou a eleição do governador Jackson Lago.

Vidigal
Pela manhã, a presença marcante foi a do ex-candidato do PT-PSB-PCdoB-PRB ao governo do Estado em 2006, Edson Vidigal (PSB). Em mensagem de saudação ao partido, Vidigal agradaceu ao imporante apoio que teve para ser candidato nas eleições de 2006. "Se não fosse o PT, eu não teria tido a Terezinha de vice e o desempenho eleitoral de 15% dos votos que viabilizou o segundo turno plebiscitário que levou à eleição do Jackson Lago", lembrou Vidigal.

O ex-ministro do STJ também defendeu que o PT e o PSB devem estar prioritariamente juntos agora em 2008. Apenas ganhamos uma batalha; a guerra continua. Temos que consolidar a vitória de 2006 agora em 2008 para fazermos de 2010 o grande triunfo, discursou Vidigal.

Jackson Lago
À tarde, quem visitou a conferência eleitoral foi o governador Jackson Lago (PDT). Jackson conclamou os petistas a marcharem juntos contra todas as adversidades que o governo estadual está enfrentando, alertando que tudo isto está acontecendo por que os poderosos de 40 anos não admitem que o estado possa se desenvolver e atrair investimentos que eles não foram capazes de fazer, fez o governador um ataque velado à oligarquia Sarney.

Jackson lembrou que antes era proibido ministros do Lula virem ao Maranhão, mas que agora a toda semana temos um ministro do Lula para apresentar suas realizações no Maranhão. É este ciclo de desenvolvimento que estamos iniciando no estado, conjuntamente com o governo Lula. São 11 CEFET´s no Maranhão, em oito anos, que serão construídos pelo governo federal; só no ano passado fizemos 103 escolas, quando Roseana construiu apenas 03, comparou.

A conferência eleitoral foi um sucesso, mas sobretudo valeu pelo oxigenada política que deu aos pré-candidatos do partido. No objetivo de preparar o partido para o embate eleitoral, uma agenda de atividades regionais e de acompanhamento às convenções eleitorais será preparada pelo GTE.

Mais informações sobre a Conferência Estadual Eleitoral do PT, iremos publicar aqui no Blog do Treze. Acompanhe por aqui.

Nenhum comentário: