sexta-feira, 30 de maio de 2008

PT nacional rejeita aliança com PSDB em Açailândia

A Executiva Nacional desautorizou o PT de Açailândia a coligar-se com o PSDB local. O caso foi a voto na instância nacional após comunicado da Executiva Estadual sobre os casos onde havia autorizado aliança com o PSDB no Maranhão.

Por unanimidade, o PT estadual tinha aprovado aliança com o PSDB em Açailândia, em Carolina e em municípios onde o PT integra a chapa majoritária com apoio do PSDB. Com isso, referendou a aliança solicitada por Antonio Erismar, do PT-Açailândia (ligado a Washington) e em Carolina, onde o PT já é vice atualmente. Também antecipou-se apoiando desde já alianças com os tucanos onde o partido estivesse na chapa majoritária (vice) - veja resolução abaixo.

Com a decisão da Executiva Nacional, a qual ainda cabe recurso ao Diretório Nacional (que se reúne este final de semana em Brasília), estão desautorizadas as alianças aprovadas pelo PT-MA.


IMPERATRIZ: RESOLUÇÃO NACIONAL DESFAZ FRENTE DE LIBERTAÇÃO

Esta decisão da Executiva Nacional sobre o caso de Açailândia, se referendada pelo Diretório Nacional, sepulta de vez qualquer possibilidade de aliança entre Jomar Fernandes (PT) e Sebastião Madeira (PSDB) em Imperatriz.

Se o nacional foi rigoroso com municípios menores, imagina com os que estão no critério onde ele chamou pra si a responsabilidade de dar a palavra final (municipios com emissoras de programa eleitoral e pólo da região). Assim, em Imperatriz, o cenário se define, pelo menos para o PT: Jomar segue candidato.


Resolução da Executiva Estadual do PT-MA:

A EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES –PT reunida em 24 de maio de 2008 , após análise dos recursos referentes a coligações com partidos fora do leque de alianças , conforme resolução do DN , decide:

1. Referendar as alianças com o PSDB nos municípios de Açailândia, onde o PT participa do Governo com o cargo de secretário de agricultura, indicado pela corrente Construindo um Novo Maranhão, e no município de Carolina, onde o PT compõe a Chapa Majoritária desde 1994 com candidatura de Vice;

2. Em situações de novas coligações, referendar coligações onde o PT integre a chapa majoritária com apoio do PSDB;

3. Referendar coligações majoritária com o PSDB, dede que o PT faça parte da chapa (vice).

4. Rejeitar a Coligação com o PSDB no município de Paço do Lumiar, em face do de interenção de terceiro, com abuso do poder econômico, na decisão do diretório municipal, por entender que o processo de escolha se deu viciado, pois ocorreu interferência externa, com o uso de abuso do poder econômico, declarado publicamente pelo dirigente do Diretório Municipal Jean Marcelo.

5. Encaminhar ao diretório Nacional para exame a presente resolução tendo em vista que o Município de Açailândia tem propaganda eleitoral gratuita .

São Luís, 24 de maio de 2008.

EXECUTIVA ESTADUAL DO PAT-MA

Nenhum comentário: