Disputa no PT de Açailândia expõe contradição entre discurso e prática da tendência liderada pelo ex-presidente do PT Washington Luiz. Em São Luís, no encontro que definiu pelo apoio ao PCdoB, Washington discursou que a prioridade do PT deveria ser derrotar o PSDB, que hegemoniza o governo Jackson Lago. É o nosso inimigo no plano federal, arrematou.
Agora, nada mais nada menos do que o pessoal de WL é quem defende o apoio à reeleição do prefeito tucano Ildemar Gonçalves, em Açailândia. Como fica agora o discurso de Washington, que responsabilizava a aproximação do PT ao PSDB no Maranhão exclusivamente ao deputado federal Domingos Dutra?
Pelas regras definidas pela Executiva Nacional do Partido, o dia 10 de maio foi o último prazo para que instâncias municipais comunicassem ao Diretório Regional a intenção de coligar com PSDB e DEM - partidos de fora do arco de alianças do PT.
Pelo visto, possibilidade de PT e PSDB estarem juntos, só mesmo em Açailândia. Nenhum outro município comunicou essa pretensão. Nem Imperatriz (que vai mesmo é de Jomar); nem Paço do Lumiar (que agora fica entre Bia Aroso e Raimundo Filho); nem Bequimão, onde o delegado regional do MDA, Inácio Sodré - também ligado a Washington - defendia o apoio a uma ampla coligação que envolvia o PT e PSDB.
Encontro Institucional do PT deve tratar do assunto ainda este mês de maio. Abaixo, os documentos das duas partes do partido (à favor e contra) a aliança com o PSDB em Açailândia.
Com o PSDB - proposta defendida por Antonio Erismar e Luís Marias:
CONSIDERANDO, que o Partido dos Trabalhadores fez uma coligação no ano de 2004 com o PSDB, que foi vitoriosa, e compõe o Governo Municipal desde 2005 ocupando o Cargo da Secretaria de Agricultura;
CONSIDERANDO, que a Resolução de 24 de março de 2008, estabelece critérios para coligação com Partidos fora da Base de Apoio ao Governo LULA, Açailândia é cidade que transmite horário eleitoral gratuito de TV;
CONSIDERANDO, que a Executiva Estadual em Resolução do dia 31 de março de 2008, orienta os Diretórios Municipais e Comissões Provisórias do PT no Estado a compor alianças com os Partidos da Base de sustentação do Governo Jackson Lago;
CONSIDERANDO, que no nosso Encontro de Tática Eleitoral e no Encontro de Definição de Política de Alianças, o PT decidiu por 82% dos votos uma Aliança estratégica com o PSDB, para alcançarmos a Eleição de Vereadores do PT;
CONSIDERANDO, que a Resolução da Executiva Nacional estabelece o dia 10 de maio com data limite para apresenta dessa proposta;
A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Açailândia, vem ENCAMINHAR, a Executiva Estadual, o pedido de Aprovação da continuidade da Aliança neste Município de Açailândia com o PSDB, apoiando a Reeleição do Prefeito ILdemar Gonçalves do Santos.
Certos do Empenho da Executiva estadual com o crescimento do PT no Estado.
Açailândia – MA, 10 de maio de 2008.
Executiva Municipal de Açailandia
Luis Matias Guedes – PresidenteAntonio Erismar de Castro – Secretário Geral
Recurso contra a aliança com o PSDB - defendida por Raimundo Rodrigues
O Encontro municipal de Açailândia realizado no dia 10 de maio que aprovou proposta de aliança com PSDB, pra mim ouve varias irregularidades e descumprimento do estatuto e das resoluções para os encontros e prévias das eleições 2008.
1 – De acordo com o artigo 2º do regulamento e 142 do Estatuto do PT, quando 1/3 (um terço), no mínimo, dos membros do Diretório ou da Comissão Executiva Municipal apresentar proposta de apoio a candidato a Prefeito de outro partido, deverá ser realizado, antes da abertura de inscrições a pré-candidatos, um Encontro Municipal para definir a política de alianças e a tática eleitoral, denominado Encontro de Definição de Tática Eleitoral. O Encontro de Definição de Tática Eleitoral foi realizado dia 19 de abril e não foi apresentado proposta de aliança com o PSDB.
2 – A realização do Encontro e a definição de proposta de aliança com o PSDB realizado dia 10 de maio foi uma manobra política do grupo majoritário que ferem o artigo 3º e 4º do regulamento das prévias e encontros de 2008, porque não foram observados os procedimentos dos artigos 3º e 4º e as recomendações sobre a política de aliança de 2008 que diz que devemos obedecer aos seguintes critérios:
1) alianças programáticas com base nas propostas de governo democrático e popular;
2) defesa do governo Lula;
3) candidaturas com perfil democrático e princípios éticos. Não houve inscrição de uma proposta por escrito que pudesse atender pelo menos um dos 3 critérios da política de alianças 2008, porque a atual aliança do PT com PSDB não vem atendendo nem um do três critérios da política de alianças.
3 – Açailândia é transmissora de horário eleitoral gratuito de TV e Radio a recomendação é que e eventuais alianças com partido fora da base de apoio ao governo devem ser tratadas como exceções, que serão debatidas e deliberadas em encontro municipal. O Encontro aconteceu, mais em Açailândia temos quase 300 filiados com mais de um ano de filiados e em condições de votarem, mais compareceram apenas 56 pessoas, devido o encontro ter sido convocado dia 07 de maio pra ser realizado dia 10. A maioria absoluta dos filiados não ficou sabendo deste encontro porque não ouve tempo hábil para avisar todos os filiados. Um encontro importante como esse não pode começar às 10 horas e terminar às 12 horas. Outra observação que quero fazer é que todos os membros do Diretório votaram quando o regulamento diz que são apenas observadores com direitos a voz e não a voto.
4 - A proposta de aliança com o PSDB é extremamente prejudicial às nossas pretensões de se fazer vereadores em 2008, porque os 05 Partidos que estão com o PSDB têm vereadores de mandato e lideranças que obtiveram mais de 800 votos na ultima eleição.
Diante do exposto, Solicito desta Comissão Executiva Estadual as providencias cabíveis. Apresento a Vossa Senhoria protestos de elevada estima e distintas considerações.
Raimundo Rodrigues da Silva - Membro do DM de Açailândia
Hora Extra repercute entrevista no Ponto Final
-
PSOL, SOMBRA E ÁGUA FRESCA – Professor Franklin Douglas no “País das
Maravilhas” e ponto final
Publicado em agosto 9, 2024 por Walkir Marinho
O jornali...
Há 3 meses
2 comentários:
O problema da coligação para o RR é que ele não é o lider do grupo que a propões. O outro problema é que ele, que almeja ser vereador sabe que seu objetivo só será alcançado se destruir o trabalho sério que está sendo realizado pela secretaria de agricultura do PT em Açailândia.
O PT em Açailândia sempre teve um racha profundo, em 2002 começamos a construir uma liderança, mas o grupo liderado pela presidente na época resolveu decapitá-la e o PT voltou a estaca zero; em 2004 a então presidente do DM articulou com algumas lideranças essa aliança com o PSDB, que resultou na Secretaria de Agricultura, uma secrfetaria sem recursos, que o grupo liderado por A. Erismar, organizou, criou recurso e torno viável, hoje a secretaria de agricultura do PT, tem entre outras coisas o PAA municipalizado e dá consitência para que consigamos enfim eleger um verador e trabalhar para montarmos um futuro governo petista. O grupinho liderado por RR está insatisfeito porque? porque não produziu nada nenhum benefício e sem o consentimento do DM andou articulando apoio ao PDT de Rubens Parra, empresário envolvido em escândalos investigados pela CPI da Prostituição infantil. Raimundo Rodrigues, presidente do CONTUA age de forma irresponsável com o DM, e não respeita decisão de plenária, aliás não respeita a plenária e ainda se acha o único intelectual do PT. É uma pena que tenhamos em pleno século XXI, num partido democrático e socialista pseudo-lideranças que querem o próprio nome acima do partido. A alinça com o PSDB por sinal é apenas na majoritária.
Postar um comentário