sábado, 19 de janeiro de 2008

EM TIMON, (quase) TODOS JUNTOS COM PMDB DE SARNEY, ROSEANA E JOÃO ALBERTO

Em 2006 não deu certo...
Tomou posse, no último dia 13/01, a nova direção municipal do PT em Timon. Lá, a eleição foi singular: cinco chapas disputaram a presidência do partido. Foi a eleição mais acirrada dos DM´s do estado, com direito a debates e segundo turno. Venceu Welinton Rodrigues Oliveira, da chapa "Construindo um nova Timon", ligada ao campo em torno de Washington Luís.

O clima de disputas e divisão, no entanto, tem trégua na estratégia para as eleições de outubro. Uma sui generis aliança entre aliados de Washigton e de Dutra viabiliza uma ampla maioria em apoio à reeleição da prefeita Socorro Waquim, do PMDB de Sarney, Roseana e João Alberto.

O PT deve pleiteiar, para embarcar na reeleição da prefeita, o candidato a vice e apoio aos candidatos petistas que serão lançados para o chapão PMDB-PT para disputar a Câmara de Vereadores.

Em torno da prefeitura estão as três alas que apoiaram Dutra no PED: (1) Professor Brito e Mizael, que apresentam o nome da professora Osmarina (atual secretária de meio ambiente da Prefeitura) para vereadora e do Brito para vice-prefeito; (2) Silmar Braga, ex-candidato a presidente do municipal, que participa do governo do PMDB e deve apoiar a petista Dalva para a Câmara Municipal - embora em seu grupo haja defensores da candidatura própria-; e (3) Mário Ozório, ex-candidato da "Esperança é vermelha".

Os "dutristas" se juntam ao quarto grupo timonense, o do atual presidente do DM, Welinton Oliveira, e da dirigente Amélia, que apoiaram Washington. Divergem apenas quanto ao nome para vice - eles apresentam o de Welinton - e apoiam o nome de Walber para vereador.

A tese contrária ao apoio ao PMDB tem sementes no grupo de Francisca Uerly, presidente do Sindicato dos Professores de Timon. Ela apóia o petista Mário Novaes para vereador. O Sindicato tem várias críticas à gestão da prefeita Socorro Waquim.

"Mas esta tese está isolada", garante o professor Brito. "Nossa prioridade deve ser a eleição de vereadores, quanto à indicar o ou a vice na chapa governista, é uma possibilidade que depende muito mais da habilidade do PT e da capacidade de construirmos um projeto que contemple a todos", registra Welinton Oliveira. E completa: "isso não será fácil, não obstante o partido ocupe duas secretarias e tenha condições materiais de trabalhar até três candidaturas fortes a vereador e ainda indicar um(a) vice prefeito(a), há quem prefira trabalhar a divisão ao invés da unidade em torno de projetos".

Há três anos no governo municipal, outra unidade no PT é que ninguém defende o apoio ao ex-prefeito Chico Leitoa (PDT). Em Timon, pelo visto, a tese "coligar com os partidos que apóiam Lula" prevalece, independente se traz consigo o grupo Sarney. Heranças do comício Lula-Roseana, realizado em Timon em 2006...

Paço do Lumiar:
PDT ou PSDB? Eis a questão...
Tal como em Cururupu, o DM de Paço do Lumiar vive um impasse: apoiar PDT ou PSDB para a prefeitura da cidade?

Se em Cururupu a dúvida surge em função da divisão interna do partido, em Paço o impasse é fruto de não saber quem de fato se viabilizará para ter o apoio do PT, se Bia Aroso (do PDT) ou Professor Josemar (do PSDB).

O partido está unido em não ter candidatura própria, priorizar a disputa de vereador e escolher entre um dos dois, só não sabe quem... Desafio para a nova gestão que será empossada no dia 1º de março. O abacaxi será descascado pelo presidente eleito, Nonato Silva.

Em 2004, o PT apoiou o professor Josemar, então filiado ao PTC, e que teve destacada votação, daí sua boa posição hoje na disputa. De lá para cá, o Professor Josemar fez algumas pirotecnias políticas: apoiou Clóvis Fecury (DEM) para federal, Gardeninha para estadual, filiou-se ao PSDB e se vinculou ao grupo do atual presidente da EMAP, João Castelo. Agora, além do desconfiado PT, só tem a possibilidade de apoio do PSB.

Isto se não houver uma reviravolta a partir do Palácio do Leões. É de lá que vêm as esperanças de Bia Aroso (PDT). Embora apoiada pelo PPS - cujo filho é vereador e controla o partido - e pelo PTC do líder do governo na Assembléia, Edivaldo Holanda, Bia enfrenta resistências junto ao chefe do Gabinete do governador, Luís Pedro. Ele é o presidente do PDT em Paço e prefere ver Raimundo Filho (PSL) como candidato a prefeito, que também tem o apoio do PCdoB e do ex-prefeito Mábenes Fonseca. A esperança de Bia Aroso vem da possibilidade de Luís Pedro trocar a influência nas eleições de Paço pelo apoio à candidatura de sua esposa à Prefeitura de Pirapemas, também pelo PDT.

Enquanto isso, o prefeito Gilberto Aroso (DEM), segue trabalhando a viabilização do nome de sua tia, Carmem Aroso (PMDB).

Nessa fase de pré-campanha, o PT fica a ver a conjuntura. Tem que ter cuidado para não ficar também a ver navios...

7 comentários:

Anônimo disse...

Sou a favor que o PT fique com a Bia, pois foi ela que apoiou a Frente de Libertação em Paço do Lumiar, tanto no primeiro quanto no segundo turno, o Josemar é oportunista esta no PSDB porque nao houve outro partido que o quizesse, e o seu prestigio politico a cada dia cai, pois o seu grupo politico perdeu grandes lideranças para o grupo do prefeito no fim do prazo das filiações partidarias. Entao a Bia é a mais indicada, e ela quer apoio do PT nao so na campanha mas para que venha para somar na administração.

Anônimo disse...

Pessoal,]
Então os que criticaram a ida de alguns dirigentes do PT para encontrar Lula em Timon tinham razão,foram clarividentes até.
Carlos
simpatizante-Timon

Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Ei Franklin Douglas seu blog ta massa!!
Já linkei ao nosso contraponto!!!

Anônimo disse...

Ei Franklin. Por que o post acima não dmite comentários?
Será que nem todos os assuntos podem ser debatidos aqui?

Anônimo disse...

Douglas, quero parabenizá-lo pelo blog e aproveitar para fazer alguns reparos que acho importante:1.o PPS em Paço é presidido pelo companheiro Bispo Renato e não pelo vereador Tiago Aroso, 2.Em recente encontro na cidade o partido e mais outras seis agremiacões, Frente de Libertação de Paço do Lumiar(PMN,PCdoB,PSB,PTdoB,PHS e PCB resolveram declarar apoio a pré-candidatura do companheiro Raimundo Filho, atualmente presidindo o PHS no estado , que teve participação ativa na eleição de Dr.Jackson ao governo do Maranhão .
Estamos todos juntos, lutando por um Paço do Lumiar melhor e contamos com o PT para conquistarmos a tão sonhada liberdade da cidade. Saudações,
Paulo Matos.

Anônimo disse...

Franklin,

O Leão da Metro, esta abatido, porém não morto. Vamos editar a Frente Única, para termos mais facilidades em 2010.

Abraços,

Um militante

Anônimo disse...

bom comeco